Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 10 de setembro de 2016

Bico calado

  • Recordemos o que José Gomes Ferreira disse e garantiu na SIC, em 24jun2014, um mês e uma semana, quando começavam a tornar-se evidentes os contornos do colapso do BES. «(…) José Gomes Ferreira não é só um analfabeto no plano da economia e das finanças. Não é apenas um ingénuo, que tenta, com a arte e o engenho possíveis, difundir a sua agenda ideologia, em que fielmente acredita. (…) É, também, alguém que sai com as mãos sujas neste processo de que só alguns beneficiaram, mas que todos irão pagar.» Os Truques da Imprensa Portuguesa 9set2016.
  • O título do “Público” para a notícia do eventual lançamento de dois jornais de economia é enganador: “No meio da crise, dois novos jornais de economia apostam que há mercado». O título correcto devia ser, mais ou menos, assim: “Uma ou duas dúzias de empresários investem em dois jornais de economia”. A crise da imprensa não é para aqui chamada. A falta de leitores vai continuar e a crise também. O que deveria despertar a curiosidade do jornalista do “Público” é a razão por que tantos empresários e financeiros decidem investir milhões, agora, numa imprensa em crise e em especial num mercado sectorial tão reduzido. As pistas estão na própria notícia. A mais visível é a explicação do director do ECO que este será «um jornal económico e financeiro, não de política». Então a economia e as finanças não são política? Essa “explicação” fez-me recordar a frase que o salazarismo instilou: “a minha política é o trabalho”. É óbvio que a política, aqui, é o capital. Ou, melhor dizendo, a política do capital. Que para isso investe em jornais. JAG in Clube de Jornalistas.
  • O Facebook censurou a imagem icónica da guerra do Vietname em que uma menina nua foge, com outras pessoas, de uma zona que está a ser bombardeada com bombas de napalm lançadas por aviões norte-americanos. Alegou-se sugestões sexuais e pornográficas. A intervenção dos media noruegueses e da primeira-ministra norueguesa destruíram a argumentação rançosa do FB, como conta o Público. Desconfio que o FB não se preocupa com imagens sugerindo sexo. Vejam-se as constantes imagens de meninas quase despidas que povoam milhares de perfis que diariamente tentam insinuar-se aos cibernautas incautos. Desconfio que o FB pretendeu, neste caso, liofilizar aspetos sórdidos de uma guerra suja em que a maior potência mundial saiu derrotada e humilhada. 
  • « A previsão foi feita no início da "silly season", Passos disse aos seus seguidores: "Gozem bem as férias que em Setembro vem aí o Diabo." Desde a primeira vez que vi o exorcista e o vestido de kiwis da Assunção Cristas, que não me sentia tão assustado. Passei Agosto atento aos indícios que anunciam a chegada da Besta, mas na verdade não imagino maior inferno que umas férias na Manta Rota com Passos Coelho e três caniches. O líder do PSD é um daqueles indivíduos que andam com cartazes pela rua a anunciar o fim do mundo. O calendário político do ex-PM é o calendário Maya. O PSD é uma daquelas seitas que anuncia o fim do mundo ano após ano, com a variante de o apocalipse ter uma periodicidade mensal. Cheguei a ter receio (ou esperança) de que a Universidade de Verão do PSD fosse um pretexto para um suicídio colectivo.  (…) O líder do PSD decidiu apostar tudo no preto. Meteu as fichas todas no maior número de desgraças na esperança de ser feliz. Quer que o mundo acabe antes que acabem com ele - "ou o mundo cai, ou cai a tua liderança no partido". O maior problema de Passos não é o constante adiar da vinda do Demónio, é a pressa dos que querem fazer um exorcismo na liderança. » João Quadros in Um calor de SatanásJNegócios 9set2016.
  • «(…) O topete de Assunção Cristas a acusar o governo de ataque à classe média, ela que fez parte do governo que mais atacou a classe média em Portugal nos últimos anos, deve registar-se. Aliás, ainda estou para saber por que razão a chamada rentrée do CDS, uma sala com umas dezenas de “quadros”, foi tratada com a mesma atenção e mesmo com maior desvelo (pelo menos na TVI) do que a Festa do Avante! que tinha milhares de pessoas. Objectivamente, Jerónimo de Sousa, que faz parte da maioria parlamentar que apoia o governo, é infinitamente mais importante do que Cristas, que dirige um pequeno partido, tal como o PCP do ponto de vista social, autárquico e político é muito mais importante do que o CDS, mas esta importância é sempre minimizada. » José Pacheco Pereira in Análise ou vontade – Sábado 9set2016, via A estátua de sal.
  • A Wells Fargo foi multada em 185 milhões de dólares pela prática recorrente de fraudes desde 2011, nomeadamente a emissão de cartões de crédito sem o consentimento do cliente, a criação de contas de e-mail falsas para inscrever clientes de serviços bancários online, e forçar os clientes a acumular taxas atrasadas sobre contas que eles ignoravam ter. The Daily Sheeple.

Sem comentários: