sábado, 19 de março de 2016

Erva-das-pampas: praga preocupante

Senhor da Pedra, VN de Gaia. Fotografia de Segrob Borges. 

  • 10 barragens poderão ser demolidas nos próximos dois a três anos, informou o ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes. Wilder.
  • A Câmara do Porto quer gerir a recolha de lixo em toda a cidade, acabando com a concessão a privados em 50% da cidade e preparando a criação de uma empresa municipal para o Ambiente. Esta alteração representará não só um aumento da eficiência e limpeza da cidade mas também uma diminuição de mais de 10% nos custos. DN.
  • A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma invasora que encontrou no nosso país condições muito favoráveis (sem predadores naturais e com vantagens competitivas relativamente às espécies nativas). A sua disseminação na área da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, já para só falar na parte litoral da nossa região, tem alterado a própria paisagem, atingindo um nível deveras preocupante. A propagação descontrolada desta espécie tem impactos nos ecossistemas, dado que cresce vigorosamente e forma aglomerados densos que dominam a vegetação herbácea e arbustiva, criando barreiras à deslocação da fauna e utilizando os recursos disponíveis para as outras espécies. As suas folhas cortantes podem mesmo limitar a circulação de pessoas nas áreas invadidas. A Quercus apela ao reforço do controlo destas pragas, que põem em risco as espécies endémicas do território português e reitera uma exigência que faz há vários anos: a criação do plano nacional para a erradicação das espécies invasoras. NA.
  • Um bando de grous foi abatido a tiro na albufeira do Alqueva, fevereiro passado, tendo uma destas aves sido transferida para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa. Wilder.

Sem comentários: