Bico calado
- Foi você que viu, na televisão, estátuas de Lenine e de Saddam Hussein serem derrubadas? Pois agora as estátuas de Cecil Rhodes, um colonialista britânico, enfrentam o mesmo «desafio». O movimento Rhodes Must Fall começou em 9 de março de 2015, contra a sua estátua na universidade de Cape Town, tendo posteriormente alastrado a outras universidades que têm estátuas de Rhodes. A estátua de Rhodes foi apeada em 9 de abril, numa manifestação que pretende descolonizar a educação na África do Sul. Na Universidade de Oriel, em Oxford, Reino Unido, a estátua parece estar a conseguir escapar à vaga anticolonialista. Tudo ao som de elevadas somas de libras injetadas à pressa para serenar os ânimos mais exaltados. New Statesman.
- «A gigantesca operação de chantagem e de manipulação da opinião pública que temos assistido em Portugal promovida pela direita e pela Comissão Europeia a propósito do chamado défice estrutural que tem tido, infelizmente, a colaboração de muitos jornalistas comentadores que, na maioria das vezes, se limitam a ampliar aquilo que lhes é dito (transformando numa “questão de vida ou de morte” que tem de ser respeitada, procurando assustar os portugueses e opondo-se, de facto, à melhoria da vida dos portugueses), revelando falta de objetividade e rigor, o que tem criado a falsa ideia de que a Comissão Europeia tem poderes para se sobrepor à vontade dos portugueses expressa pela Assembleia da República e para impor sanções violentas (o que não é verdade). Esta chantagem e manipulação torna-se clara se se souber como são calculados os valores utilizados para determinar o défice estrutural em percentagem. Este é obtido dividindo o “saldo estrutural” pelo “PIB potencial”, valores que são pouco rigorosos e que, parafraseando o proverbio popular, variam ao sabor das vontades politica». Eugénio Rosa.
- Os presidentes norte-americanos mais mentirosos da história, segundo Larry Schartz: Lyndon B. Johnson, James K. Polk, Ronald Reagan, John F. Kennedy, Abraham Lincoln, Franklin D. Roosevelt, Richard Nixon, Dwight D. Eisenhower, Bill Clinton, William McKinley, George H.W. Bush e George W. Bush.
Sem comentários:
Enviar um comentário