Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Reflexão – Que problemas estão a ser esquecidos pelos media britânicos na campanha eleitoral?

George Monbiot lista-os, no The Guardian de 5mai2015:

1 Os maiores partidos e os media em geral continuam a apostar na ideia do crescimento económico eterno e a usar o PIB como a medida essencial do progresso humano. Questionar isto significa colocar-se de fora do racional do debate político. Para atingir esse objetivo temos que trabalhar sem parar, até mesmo em empregos sem utilizade social e que causam grandes danos. Quem em política seria suficientemente corajoso para propor trabalhar menos e gozar mais a vida? E, no entanto, o crescimento infinito é impossível num planeta finito.
2 Não se discute a perda de espaço público. Não se debate o que está a contecendo às crianças, cada vez mais confinadas a 4 paredes, quer em casa quer na escola. Não se discute a necessidade de alterar as políticas de transportes públicos. 
3 O colapso da biodiversidade, a erosão, o conflito entre o desejo de minimizar as alterações climáticas e aumentar a produção de combustíveis fósseis, nenhum destes tópicos são apresentados pelos políticos como significativos e todos parecem querer deixar tudo como está.
4 Os politicos não quebrarão estes silêncios de livre vontade. Eles são aplicados por um discurso público apertado e absorvente, dominado pela BBC e pelos media corporativos, que ignoram ou estrangulam ideias novas, rastejam perante a elite e ostracizam os excluídos, mantendo esta nação num estado de desenvolvimento capturado. 
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue