quarta-feira, 11 de março de 2015

Bico calado


  • Quem foi o primeiro-ministro que se opôs à intervenção do Presidente em política externa e que, agora como Presidente, defende o que antes recusava?
  • A Worst Tours, fundada pela arquiteta Margarida "Gui" Castro Felga, mostra as partes menos boas do Porto. Quem nos diz isso é a National Public Radio, a RDP dos EUA.
  • «Portugal é uma porta para a entrada de droga para a Europa. Segundo funcionários governamentais, a maior parte da lavagem de dinheiro em Portugal está relacionada com a droga. A longa costa portuguesa, as suas vastas águas territoriais e as boas relações com países de África e da América Latina fazem de Portugal uma entrada para as drogas e para a cocaína da América Latina e do Norte de África. As autoridades portuguesas detetaram dinheiro proveniente de contrabando, por exemplo, de tabaco. As autoridades registaram ainda dinheiros provenientes de corrupção, tráfico de obras de arte e artefactos culturais, de  extorsão, peculato e crimes tributários. Operações cambiais e compras de imóveis são muitas vezes utilizados para a lavagem de rendimentos de origem criminosa.Quanto aos benefícios fiscais, em 2013, a Comissão Europeia permitiu que Portugal aumentasse a atribuição de benefícios fiscais a sociedades constituídas na Madeira, aumentando em 36,7% os limites máximos de base tributável para aplicação desses benefícios fiscais. A Comissão Europeia observou que "As autoridades portuguesas comprometeram-se a rever o actual regime da Zona Franca da Madeira para estabelecer controlos regulares específicos dos beneficiários da mesma ZFM, a fim de garantir que as empresas cujas atividades envolvam intermediação financeira, seguros e actividades financeiras e relacionadas com seguros auxiliares, bem como atividades de serviços intragrupo, não beneficiem de facto do regime atual.»
  • O exército iraquiano abateu dois aviões britânicos que transportavam armas para os terroristas do ISIS. Por isso o parlamento Iraquiano está a pedir explicações a Londres sobre este incidente. Curiosamente, já em Dezembro de 2014 o governo Iraquiano exigira explicações aos EUA sobre o motivo do adiamento da entrega de F16 e que muita falta estavam a fazer no combate aos terroristas do Estado Islâmico.

Sem comentários: