Obama faz a fita do Ambiente, por Rob Urie, in Counterpunch.
Pontos a sublinhar:
1 Ao anunciar que a China e os EUA vão reduzir as emissões de carbono, Obama conta com a energia alegadamente limpa do nuclear, para a qual não existe solução para armazenar resíduos que são tóxicos durante milhares de anos. Os EUA dizem que vão reduzir as suas emissões porque vão fazer o outsourcing da sua produção suja para a China. Aliás, durante a última década os EUA ganharam 24 mil milhões de dólares para instalar centrais nucleares na China.
2 Enquanto aprovava a segunda fase do projeto do oleoduto Keystone XL, Obama extraía carvão de uma mina na bacia hidrográfica do rio Powder, no Wyoming, para o exportar para a China, para a Índia e para o Japão.
3 Os acordos comerciais Trans Pacific Partnership e Transatlantic Trade and Investment Partnership que Obama estabeleceu impõem uma governance supranacional que limita a competência das autoridades civis para criar e aplicar regulamentos ambientais. Já foi feito o outsourcing dessas competências para lóbis empresariais e o American Legislative Exchange Council.
Sem comentários:
Enviar um comentário