sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reflexão - Vírus Ébola (2)

Porque é que o CDC detém a patente da invenção do ébola? pergunta Mike Adams, na Natural News de 3 agosto 2014.

O CDC é proprietário, desde 2010, da patente da estirpe do ébola conhecida por EboBun. Diz a patente, registada em 26 de novembro de 2007: 

“A presente invenção baseia-se no isolamento e identificação de uma nova espécie humana de virus ébola, EboBun. EboBun foi isolada a partir de pacientes que sofriam de febre hemorrágica durante um surto ocorrido no Uganda”.
Esta patente poderá explicar por que motivo as vítimas do ébola estão a ser transportadas para os EUA e colocadas sob a autoridade médica do CDC. Estes pacientes transportam valiosos ativos de propriedade inteletual sob a forma de variantes do ébola, e o CDC apenas deseja expandir o seu portfolio de patentes através da recolha, do estudo e do registo de patentes de novas estirpes.
Então qual a razão de patentear o ébola? Por que motivo uma organização governamental garante ter “inventado” esta doença contagiosa e depois vem exigir o monopólio  sobre a sua exploração para fins comerciais? Será que a CDC espera receber royalties sobre as vacinas contra o ébola? Pretende “inventar” mais variantes e registar mais patentes? 
Não há dúvida de que há biliões de dólares de lucros em jogo. As ações da Tekmira subiram 11% sexta-feira passada logo que mais de 15 mil pessoas subscreveram uma petição pressionando a FDA para acelerar os testes das vacinas.
O primeiro ato desta peça de teatro acabou: o pânico de uma pandemia global, uma patente do governo, a importação do ébola para uma cidade importante dos EUA, uma vacina experimental, a emergência de uma pequena empresa farmacêutica, o clamor público para acelerar os testes da vacina milagrosa. O segundo ato poderá incluir um acidente de laboratório, a fuga do virus para a rua e uma campanha de vacinação obrigatória que vai encher os bolsos da Tekmira e dos seus investidores e vai fazer do CDC, com as sua patentes de virus, o salvador do povo americano. 

Próximo texto para reflexão: O que faz uma equipa médica cubana voar para a Serra Leoa?

1 comentário:

OLima disse...

Facebook CEO and founder Mark Zuckerberg has announced he will donate $25 million to the Center of Disease Control Foundation, funds meant to help the agency fight Ebola.(...) Zuckerberg isn’t the first deep-pocketed tech titan to donate to the cause. Last month, Bill Gates’s foundation pledged $50 billion to fight the viral outbreak in West Africa. The earliest grants from the Gates Foundation were made to the World Health Organization for emergency operations and research and development and to the U.S. Fund for UNICEF to support Liberia, Sierra Leone and Guinea to buy essential medical supplies and coordinate response activities.
http://time.com/3507165/alison-grimes-barack-obama-midterm-elections/