quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bico calado

Udo Ulfkotte, ex-editor do Frankfurter Allgemeine Zeitung, admite ter sido subornado para manipular informações e mentir aos seus leitores. Entrevistado pela RT, Udo diz, entre outras coisas, o seguinte:
1 Fui jornalista durante cerca de 25 anos, e aprendi a mentir, a trair, a não dizer a verdade ao público;
2 Não está certo o que fiz no passado, manipular pessoas, fazer propaganda contra a Rússia, não está certo o que os meus colegas estão a fazer e fizeram no passado, porque eles são subornados para trair não só a Alemanha, mas toda a Europa;
3 Tenho medo de uma nova guerra na Europa (...) há sempre gente a provocar a guerra, não só políticos mas também jornalistas;
4 Traímos os nossos leitores apenas para provocar a guerra, eu não quero mais isso, estou farto desta propaganda. Vivemos numa república das bananas, não num país democrático com liberdade de expressão;
5 Sabem por que me medalharam “cidadão honorário do estado de Oklahoma”? Porque escrevo a favor dos americanos. Fui apoiado pela CIA. Porquê? Porque sou pró-americano. Estou farto disto, não quero mais;
6 A maioria dos jornalistas colocados em países estrangeiros, como eu no passado, são chamados de cobertura não oficial. Que é que isto quer dizer? Significa que trabalha para uma secreta, mas qundo o público descobre que para além de seres um jornalistas também és um espião, eles, a CIA, nunca admitem que foste um deles. Eu ajudei-os em várias situações e sinto-me envergonhado por isso, por ter sido subornado para não reportar a verdade nua e crua;
7 A Alemanha ainda é uma espécie de colónia dos EUA. Por exemplo, a maioria dos alemães não quer nucleares no país, mas temos nucleares americanas. Como colónia é fácil chegar a jovens jornalistas via organizações transatlânticas. Elas convidam-nos para visitarem os EUA, pagam-lhes para isso. Por isso, eles são subornados, tornam-se cada vez mais corruptos porque garantemlhes bons contatos. Por isso eles fazem amigos, pensam que são seus amigos e colaboram com eles, e as suas cabeças sofrem uma lavagem permanente;
8 Isto não acontece apenas com os jronalistas alemães. Acontece também com os britânicos, porque a sua relação é muito mais estreita. Acontece com o sjornalistas israelitas, com os franceses, com os australianos, com os neo-zelandeses, os de Taiwan, da Jordânia, de muitos outros países;
9 A Bundesnachrichtendienst, a secreta alemã em tempos financiada pela CIA, veio ter comigo dizendo para eu assinar um artigo que eles tinham escrito sobre uma fábrica de gás venenoso que o Gaggafi estava a construir. Eu assinei, o artigo apareceu no Frankfurter Algemeine e, dias mais tarde, em todo o mundo;
10 A minha casa foi revistada, a minha casa foi atacada três vezes e não aconteceu mais nada porque não tenho filhos;
Ver transcrição aqui.

Sem comentários: