Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reflexão – Porque não é bom dar de comer a patos selvagens

As espécies selvagens desenvolveram capacidades para obterem comida que contém os nutrientes essenciais para elas sobreviverem, reproduzirem-se e viverem uma vida saudável. Estas capacidades ajudam a manter o equilíbrio entre os animais e o seu habitat natural. Este equilíbrio será compremetido se as alimentarmos, porque é mau para as aves e é uma das principais causas da sua malnutrição. 
No seu habitat natural, os patos selvagens têm à sua disposição uma variedade de alimentos como plantas aquáticas, sementes naturais e invertebrados. Os alimentos que lhes damos são normalmente pão, milho, pipocas, etc, que são baixos em proteinas e muito pobres em relação aos alimentos naturais. 
Na seu habitat natural, os patos selvagens comem à sua vontade, quando precisam, e não estão sujeitos a estresse. Se forem alimentados por humanos, os patos bravos ficam malnutritdos e podem perder energia e a sua musculatura poderá deteriorar-se, as suas asas poderão deformar-se e eles poderão deixar de ser capazes de voar, registam perdas nas suas defesas em relação a predadores, vêem a sua capacidade de reprodução e a sua esperança de vida reduzida.
Além disso, sendo alimentados por humanos, tornam-se dependentes deles e dai a tornarem-se incomodativos e agressivos vai um passo. Por outro lado, a sua malnutrição pode favorecer a propagação de doenças que poderão alastrar-se a outras aves.
Estes e outros problemas causados pela alimentação artificial de patos podem ser consultados aqui
e aqui.

Sem comentários: