sábado, 4 de janeiro de 2014

O Ondas3 faz 10 anos!

Ambiente Ondas3 Águeda Cheias
Águeda. Foto: LitoPrint - Artes Gráficas, Lda.

É hoje o 10º aniversário do Ondas3. Há 10 anos que blogo sobre Ambiente. Desde 2004 que, quase diariamente, seleciono temas ambientais que julgo merecem relevo e discussão. Tenho realçado assuntos e ocorrências de toda a parte, que não costumam aparecer nos media ditos de referência, provavelmente por reverência perante interesses antagónicos e obscuros. Isso exige algum trabalho de pesquisa, muito trabalho em termos linguísticos, uma vez que a maior parte dos textos são resumos traduzidos de textos longos no seu original. Mas tem sido um prazer aliar o útil ao agradável. Muitos dos textos e imagens não são da minha autoria, pelo que faço questão de os fazer acompanhar das respetivas fontes. 
Em 10 anos de lides bloguísticas, tenho aprendido muito, tendo em conta que a minha formação académica nada tem a ver com ciências e/ou tecnologias. Faço-o com humildade, reconhecendo as minhas limitações, admitindo erros e corrigindo-os sempre que um leitor mais avisado ou informado faz o favor de os apontar. Infelizmente, casos há de plágio, de gente que aparece aqui para copicolar parágrafos inteiros para os publicar nos seus blogues e páginas sem citar a fonte do texto traduzido e sumariado. Deixei de perder tempo a chamar a atenção desses distraídos e apressados para este tipo de lapso, para não dizer crime. Mas cheguei à conclusão de que será melhor deixá-los à vontade. Chego a ter pena deles: como poderão saborear a vida, as coisa boas que o Ambiente nos dá, se andam tão distraídos e tão ansiosos?
Espero, pois, poder continuar este Ondas3 por mais algum tempo. O Ondas3 começou noutra casa, no Sapo. Mas problemas de prometidos apoios, que nunca se concretizaram, na melhoria da sua apresentação gráfica, fizeram-me optar pelo Blogger. Até ver, porque há por aí muito especialista a dizer que o blogue morreu. É que há gente que já não consegue ler textos pequenos como este :)

2 comentários:

Ricardo António Alves disse...

Parabéns, não dispenso a leitura!

João Paulo Forte disse...

Parabéns, que venham mais 10!