sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Reflexão – quem tem medo dos fotovoltaicos indianos?

A Índia lançou o programa Nehru National Solar Mission com o objetivo de fornecer energia limpa e barata a todo o país. Para tal atribuiu subsídios às empresas fabricantes de sistemas solares que utilizassem recursos nacionais. 
Quem não gostou desta concorrência foi a América, que acaba de processar a Índia junto da Organização Mundial do Trabalho por alegada concorrência desleal e discriminatória
Não é a primeira vez que os EUA não aguentam a concorrência do mercado livre. Eles e a Alemanha já ameaçaram a China por produzir, exportar e inundar os seus mercados com painéis solares tão bons mas mais baratos  do que os seus, pondo em risco a indústria solar americana e alemã. Agora os EUA vêm fazer o mesmo com a Índia. Esta gente é tão hipócrita: lamentam a pobreza dos indianos, aprogoam que os querem ajudar, que os querem ver evoluir, mas quando eles evoluem a sério, a ponto de produzir o mesmo mas mais barato, aqui del’rei que o mercado livre já não vale. Hipócritas e batoteiros, digo eu.

Sem comentários: