Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 29 de setembro de 2012

Turbinas chinesas no Oregon, não.


Foto: OLima - barrinha de Esmoriz
  • O mosquito tigre (Aedes albopictus), de oriegm asiásica, foi pela primeira vez detetado em Espanha em agosto de 2004 e já colonizou todo o litoral mediterrânico e atingiu as Baleares, o que representa uma série ameaça para o turismo espanhol. Não é venenoso nem transmite doenças perigosas. 20 minutosMais informação aqui e aqui.
  • O presidente Obama acaba de impedir uma empresa chinesa de fornecer e aplicar aerogeradores em quatro parques eólicos perto de zona restrita no estado de Oregon. The Guardian.

8 comentários:

OLima disse...

A firma chinesa já processou Obama.
http://www.msnbc.msn.com/id/49259438/ns/us_news-security/

OLima disse...

Dois casos confirmados de madeirenses doentes de dengue, conta a RTP.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=592376&tm=8&layout=122&visual=61

OLima disse...

A Direção Geral de Saúde (DGS) considera que os dois casos de febre de dengue detetados na Madeira, onde há outras 22 pessoas suspeitas de ter a doença, "pode configurar um surto" da doença no arquipélago.



Num comunicado emitido hoje à tarde, a DGS salvaguarda, no entanto, que "não há motivo para reações alarmistas".

A doença, detetada há vários anos em mosquitos capturados na ilha, transmite-se apenas através da picada de uma espécie de mosquito, não havendo risco de contágio por contacto entre pessoas infetadas, segundo a DGS.

Leva três a sete dias a manifestar-se após a picada do mosquito e os sintomas poderão prolongar-se por até 14 dias.

A deteção dos casos levou os serviços de saúde da Madeira a recomendar, junto das autoridades sanitárias internacionais, que submetam a tratamento anti-insetos os aviões comerciais provenientes da região.

A DGS acrescenta no comunicado que, em caso de suspeita da doença, cujo principal sintoma é a febre, devem recorrer ao médico, mas nunca tomar aspirinas.

O dengue é uma doença originária da Ásia que totaliza anualmente 100 milhões de casos num universo populacional de 2,5 mil a 3.000 milhões de pessoas.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=592357&tm=8&layout=121&visual=49

OLima disse...

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira confirmou esta quarta-feira a existência de dois casos “autóctones” de dengue neste arquipélago. Ana Nunes, directora deste organismo oficial, revelou que alem desta situação, existem outros 22 casos suspeitos, que aguardam confirmação através do resultado das análises solicitadas ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.

Segundo foi precisado ainda, todos os casos identificados pelo IA SAÚDE, incluindo dois confirmados, mereceram alta hospitalar, estando a ser acompanhados por técnicos do instituto.

Os doentes não saíram da ilha, pelo que a doença, como reconheceram as autoridades sanitárias madeirenses, foi contraída neste território.

O mosquito tem-se propagado sobretudo na cidade do Funchal, e com mais incidência na freguesia de Santa Luzia.

Identificado na ilha desde 2006, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir o vírus dengue.

Os sintomas desta doença, que nos casos mais graves pode ser fatal, são por regra febre alta, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, indisposição, enjoo, vómitos, manchas vermelhas na p ele, dor abdominal, entre outros.
http://www.publico.pt/Sociedade/dois-casos-de-dengue-e-22-suspeitos-de-estarem-infectados-na-madeira-1565737

OLima disse...

The outbreak of West Nile virus that has hit Texas and other states remains on pace to make 2012 the second-worst year on record for the disease in the United States, with another 424 cases and 16 deaths reported last week, government figures showed on Wednesday.

So far this year, 3,969 cases of the mosquito-borne illness have been reported to federal health officials as of Oct. 2, up from 3,545 reported the week before, the Centers for Disease Control and Prevention (CDC) said in its weekly update of outbreak data.

The pace of new cases has slowed since late summer, but the total cases reported by the first week in October is still the highest since a record-setting outbreak in 2003, when there were 9,862 cases for the full year.

Outbreaks tend to be unpredictable. Hot temperatures, rainfall amounts and ecological factors such as bird and mosquito populations have to align just right to trigger an outbreak such as the one this year.

A total of 163 people have died from the disease, compared with 147 one week ago. Just over half of the cases reported to the CDC this year have been of the severe neuroinvasive form of the disease, which can lead to meningitis and encephalitis.
http://www.huffingtonpost.com/2012/10/03/west-nile-outbreak-virus-_n_1936559.html

OLima disse...

População de mosquitos causadores de dengue tem alastrado na Madeira, mas está controlada -
Lusa 04 Out, 2012, 12:54



A população de mosquitos que pode transmitir doenças tem alastrado pela periferia da ilha da Madeira, mas está controlada e monitorizada, disse hoje à Lusa o investigador Paulo Gouveia de Almeida, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.



Na quarta-feira, a presidente do Instituto Administração de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Ana Nunes, informou que há dois casos confirmados de dengue na região e 22 sob suspeita, que estão em análise no Instituto Ricardo Jorge

Paulo Gouveia de Almeida, coordenador do Mestrado na área da Parasitologia Médica, adiantou que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), em colaboração com o Instituto Administração de Saúde da Madeira, tem vindo a fazer um trabalho de monitorização das populações de mosquitos na região.

Os dados obtidos revelam que "a população de mosquitos tem estado a alastrar pela periferia da ilha, mas o seu alastramento está a ser controlado e monitorizado", sublinhou.

A existência de casos de dengue na Madeira não surpreendeu o médico e investigador: "A partir do momento em que temos um mosquito vetor numa determinada região é possível haver transmissão da doença".

"O risco está presente, porque basta a introdução de uma pessoa que traga o vírus em incubação para poder dar-se a cadeia de transmissão. De certa fora, é algo para o qual já vínhamos alertando", sustentou.

Sobre a possibilidade do aparecimento de casos da doença em Portugal continental, o investigador disse que "a probabilidade existe", mas todos os estudos que têm sido feitos no terreno até agora não detetarem a presença do mosquito no continente.

"Neste momento, não se conhece o risco do mosquito no Continente".

Contudo, frisou, tal como o mosquito foi transportado para a Madeira, também pode ser transportado para outros lados.

Paulo Gouveia de Almeida adiantou que existe um outro mosquito que também transmite o dengue e que "está a invadir vários países da Europa", como Espanha, Itália, Croácia e costa francesa.

"É possível que um destes mosquitos seja trazido, através dos transportes rodoviários ou aéreos, para determinada zona e Portugal também está em risco de introdução", acrescentou.

O investigador adiantou que a população tem nas suas mãos "uma grande arma de controlo" para reduzir o número de mosquitos.

O mosquito cria-se habitualmente em pequenos depósitos de água, como nos pratos dos vasos das plantas, baldes, bidões, vasos, jarros dos cemitérios.

"Está nas mãos da população fazer esse primeiro controlo de redução da fonte de mosquitos, não permitindo a existência de água nesses objetos", disse.

Nesse sentido, as pessoas devem ter imenso cuidado com os objetos que coletem água e que os mosquitos aproveitam para pôr os ovos e desenvolverem-se, explicou.

"A outra possibilidade que as pessoas têm é o uso de repelentes que se colocam na pele, o uso de rede mosquiteiras nas janelas, os ares condicionados e outros sistemas que permitem a proteção das pessoas para com os mosquitos", aconselhou o investigador.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, a doença transmite-se apenas através da picada de uma espécie de mosquito, não havendo risco de contágio por contacto entre pessoas infetadas.

As autoridades de saúde recomendam que, em caso de suspeita da doença, cujo principal sintoma é a febre, devem recorrer ao médico, mas nunca tomar aspirinas.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=592518&tm=2&layout=121&visual=49

OLima disse...


Número de casos de dengue confirmados sobe para 34

Nuno Felício 05 Out, 2012, 18:19


Na Madeira, estão confirmados 34 casos de dengue. Aos 14 casos que tinham sido confirmados no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, somam-se mais duas dezenas de análises feitas na Madeira.


O presidente do conselho de administração do Serviço Regional de Saúde, Miguel Ferreira, explica que as autoridades fizeram questão de ter uma dupla confirmação através do Instituto Ricardo Jorge, mas uma vez que os resultados foram confirmados, a partir de segunda-feira todos os diagnósticos serão feitos na Madeira
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=592853&tm=2&layout=123&visual=61

OLima disse...

Governo da Madeira apresentou queixa contra RTP devido a reportagem sobre dengue
11.10.2012 - 18:05 Por Lusa
O Conselho de Governo da Madeira apresentou hoje queixa contra a RTP devido a uma reportagem na qual turistas são confrontados com a existência de casos de dengue na região, considerando que a situação configura um crime de “sabotagem económica”.

“O Conselho de Governo Regional da Madeira apresentou queixa formal ao ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, bem como ao presidente do conselho de administração da RTP/RDP, com conhecimento aos senhores Presidente da República, primeiro-ministro e representante da República, pelo facto de jornalistas locais daquelas estações terem aguardado turistas no aeroporto, só para interrogá-los sobre alguns casos excepcionais provocados por mordeduras de mosquitos, deslocando-se também e para o mesmo efeito à porta de alguns hotéis”, lê-se na resolução aprovada.

O documento, distribuído aos jornalistas no final da reunião do Conselho de Governo, presidida por Alberto João Jardim, que decorreu na Quinta Vigia, no Funchal, sede da chefia do executivo insular, acrescenta: “O verificado, certamente que com o conhecimento do director dos centros regionais e do respectivo director de informação, qualifica um crime de sabotagem económica, não só contra o turismo e a economia da região autónoma, mas também de toda a economia nacional, no entender do Governo Regional, nada tendo a ver com qualquer dever de informar”.

No passado dia 03, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira tornou pública a existência de dois casos confirmados de febre de dengue, cuja transmissão ocorre através da picada dos mosquitos “Aedes aegypti” quando infectados com o vírus.

Na quarta-feira, a Direcção Geral da Saúde informou haver de 18 casos de dengue na região e 11 doentes hospitalizados, aguardando confirmação laboratorial 191 casos.

A agência Lusa está a tentar obter um comentário da RTP.
http://www.publico.pt/Política/governo-da-madeira-apresentou-queixa-contra-rtp-devido-a-reportagem-sobre-dengue-1566924