segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Reflexão: Obsolescência programada

Criado após o crash da bolsa de 1929 por Bernard London, este conceito introtroduz um fim datado para os produtos. O objetivo é estimular a procura e o consumo. E a produção de resíduos, muitas vezes despejados no dito terceiro mundo. Texto original aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá...

Já em 2009 escrevi indirectamente sobre isto... De resto a lâmpada ainda está a funcionar, já vamos em 2012!!!

Mas ou eu sou muito sortudo, o que duvido, ou então isto é provavelmente mais uma percepção do que uma realidade...

Televisão 1: Comprei em 1997 - a funcionar e nunca avariou!
Televisão 2: Comprei em 2001 - a funcionar e nunca avariou!
Leitor VHS: Comprei em 1996 - a funcionar e nunca avariou!

Máquina lavar roupa: Comprei em 2001 - a funcionar e nunca avariou!

Todos os aparelhos da cozinha da casa onde agora resido são de 2001 (já instalados pelo construtor) e até hoje todos funcionam e nenhum avariou!

De resto penso que o segredo é saber fazer a manutenção mínima e não cair na tentação da PUBLICIDADE!!!

por exemplo:
Máquina de lavar roupa: todos os anos faço a limpeza geral da máquina, desmonto toda a parte da tubagem, limpo correia, lubrifico partes móveis etc!

caldeira mural de aquecimento de águas: todos os anos faço o mesmo tipo de operação, esvazio a caldeira, limpo-a, e verifico os sensores que normalmente têm tendência a avariar, como é o caso das sondas de temperatura

No carro a mesma coisa! Comprei em 2002 e até hoje só mudei uma vez a bateria e em 2010, e este ano a lâmpada da 3ª luz de travagem pifou!!! De resto nada...

devo acrescentar que não sou técnico nem de máquinas de lavar, nem de caldeiras, nem mecânico...

Portanto não consigo aceitar de mão beijada esta teoria!
É certo que hoje em dia para a maioria dos escravos é mais fácil se calhar deitar fora e comprar novo, pois afinal é o novo, durante +- 6 meses, modelo, por isso se tem a ilusão de que tudo dura pouco!

OLima disse...

Totalmente de acordo consigo. Quem dera que muita gente fosse como o senhor, que tem conhecimentos e competências e ferramentas para fazer as revisões aos equipamentos. Muito menos resíduos seriam desperdiçados, muito menos lixo contaminaria a natureza.