terça-feira, 16 de dezembro de 2025

CANALIZAR ÁGUA DO MAR PARA UM DESERTO PARA COMBATER A SUBIDA DO NÍVEL DO MAR?

  • Uma proposta climática radical visa canalizar água do mar para um gigantesco deserto egípcio para combater a subida do nível do mar. Inundar a vasta depressão de Qattara, no Egito, com água do mar poderia reduzir ligeiramente o nível global do mar e remodelar a adaptação climática. Amir AghaKouchak, professor de engenharia ambiental e civil da Universidade da Califórnia, em Irvine, está a realizar a investigação com uma bolsa da ARC Initiative, um fundo para as alterações climáticas da organização sem fins lucrativos Renaissance Philanthropy, sediada nos EUA. Apesar da natureza pouco ortodoxa da ideia, ela não é nova. A ideia de inundar a Depressão de Qattara remonta ao final do século XIX — e até inspirou o último romance de Júlio Verne, A Invasão do Mar. Na década de 1950, até a CIA analisou a ideia. Originalmente, o objetivo não era baixar o nível do mar, mas produzir energia hidroelétrica, com possíveis benefícios colaterais, como a dessalinização para obter água doce e um novo litoral para desenvolvimento. Fonte.
  • Catorze mulheres no México passaram os últimos quinze anos liderando esforços de reabilitação do ecossistema costeiro que transformaram centenas de hectares de terras áridas e mortas em prósperas florestas de manguezais. As mulheres de Chelem, uma pequena comunidade pesqueira na costa de Yucatán, no México, chamam-se Las Chelemeras. O seu projeto de reabilitação do ecossistema costeiro demonstra como as comunidades locais podem restaurar ambientes danificados quando recebem o apoio e a formação adequados. Fonte.
  • Os comboios de mercadorias dos EUA são uma importante fonte de poluição, emitindo mais óxido de nitrogénio, o principal componente da poluição atmosférica, do que todas as centrais elétricas a carvão do país juntas, de acordo com um cálculo da Reuters utilizando dados do governo. Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário