BICO CALADO
- A China lidera a lista das maiores economias mundiais segundo o PIB. Seguem-se-lhe os EUA, a Índia, a Rússia, o Japão, a Alemanha, a Indonésia, o Brasil, a França, o Reino Unido. Fonte: FMI. É por isso que o formato do G7 (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão), criado numa reunião de ministros das finanças em 1973, se tornou anacrónico.
- O Banco Central da Rússia interpôs uma ação judicial junto do Tribunal Arbitral da cidade de Moscovo, contra a Euroclear, a gigante de custódia de títulos com sede em Bruxelas, que detém um total de 185 mil milhões de euros em ativos russos congelados na Europa desde 2022, devido ao que chamou de “ações ilegais” da instituição financeira. Trata-se de um “confisco ilegal” e um “roubo de propriedade alheia”, levando o Banco Central Russo a processar a Euroclear por impedir a gestão dos seus fundos e causar danos. Fonte.
- A procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, processou a UPS, acusando a gigante dos transportes de roubar sistematicamente os salários de milhares de trabalhadores sazonais, obrigando-os a trabalhar fora do horário, manipulando os sistemas de controlo de ponto e negando-lhes o pagamento legalmente exigido e as horas extraordinárias durante a época festiva. James afirmou que uma investigação realizada em 2023 revelou que as violações eram generalizadas em dezenas de instalações em Nova Iorque. Fonte.
- Em 2025, a Flórida bateu o recorde de execuções nos EUA em 15 anos, com o estado realizando 19 execuções — cerca de 40% do total nacional. Fonte.
- Mais de US$ 148 biliões foram gastos na tentativa fracassada dos EUA de reconstruir o Afeganistão, de acordo com o relatório final do Inspetor-Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão, que documentou desperdícios generalizados, fraudes e alertas há muito ignorados sobre o ressurgimento do Talibã. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário