Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
sábado, 13 de dezembro de 2025
BICO CALADO
A 10 de dezembro de 2025, Dia mundial dos Direitos Humanos, a administração Trump passa de assassinar pescadores para pirataria: capturou um petroleiro que ia abastecer Cuba de combustível. A tripulação era composta principalmente por cidadãos indianos. Eles querem instalar Maria Machado como uma marionete para poderem saquear a vasta riqueza da Venezuela. Fonte.
“(…) o conselho editorial do New York Times publicou um artigo que argumenta que os EUA precisam de aumentar o financiamento militar para se prepararem para uma grande guerra com a China. O artigo é intitulado “Overmatched: Why the U.S. Military Must Reinvent Itself” (Superioridade: por que as Forças Armadas dos EUA precisam se reinventar) e, para ficar claro, trata-se de um editorial, não de um artigo de opinião, o que significa que representa a posição do próprio jornal e não apenas a dos autores. Isto não será surpresa para quem sabe que o New York Times apoiou todas as guerras americanas ao longo de toda a sua história, porque o New York Times é uma empresa de propaganda de guerra disfarçada de meio de comunicação. (…)” Caitlin Johnstone, New York Times quer que as Forças Armadas dos EUA se preparem para uma guerra com a China – Substack.
Uma nova investigação publicada pela Amnistia Internacional expõe o perturbador funcionamento interno da Intellexa e a sua constelação de produtos de espionagem digital. Isso inclui o «Predator», um recurso altamente invasivo ligado a graves violações dos direitos humanos em vários países. A tecnologia ameaçadora da Intellexa permite que clientes governamentais acedam às câmaras, microfones, aplicações de chat encriptadas, e-mails, localizações GPS, fotos, ficheiros, atividade de navegação e muito mais dos telemóveis alvo. A Intellexa está entre os fornecedores de «spyware mercenário» mais notórios do mundo. Em 2023, a empresa foi multada pela Autoridade de Proteção de Dados da Grécia por não ter cumprido as investigações sobre a empresa. Um processo judicial em curso em Atenas implica funcionários da Intellexa e serviços de inteligência locais na pirataria informática dos telefones de ministros do governo, oficiais militares de alta patente, juízes e jornalistas. A Intellexa foi fundada por Tal Dilian, um antigo agente sénior da secreta militar israelita, e é composta por veteranos da espionagem da entidade sionista. Fonte.
Mike Pompeo, antigo diretor da CIA, é agora um dos diretores da Fire Point, uma empresa ucraniana que produz armas capazes de atingir Moscovo. Fonte.
Turistas que viajem para os EUA poderão ter de vir a apresentar o histórico dos últimos cinco anos das suas redes sociais para que possam entrar no país, revela uma nova proposta divulgada pelas autoridades americanas. Fonte. Tudo a bem da precaução, no país da Liberdade. Na China fazem o mesmo. Em nome de quê?
A produtora de “Dark Horse”, o novo filme sobre Bolsonaro, recebeu mais de R$ 100 milhões em dinheiro público só da prefeitura de Ricardo Nunes em São Paulo. A licitação aconteceu sem concorrência, sem qualificações ou experiência prévia, com pelo menos 20 irregularidades e com valores pelo menos o dobro de contratos parecidos. Fonte.
Trump sobre a Ucrânia: ‘Há muito tempo que não têm eleições… Chega a um ponto em que já não é uma democracia. É tempo de realizar eleições. Estão a usar a guerra para não realizar eleições. Os ucranianos deviam ter essa escolha”. Fonte.
Como Israel organiza e arma milícias de colonos para aterrorizar palestinianos na Cisjordânia. O que muitas vezes parece ser violência esporádica de colonos é, de facto, um sistema organizado com uma estrutura oficial cumprindo objetivos estabelecidos. Drop Site News.
17 artistas, que representam 11 dos 16 concorrentes do Festival da Canção da RTP declaram que, caso selecionados, não irão participar na Eurovisão. A Islândia anunciou que não irá participar. Fonte.
A grande greve geral de 11 de Dezembro. Jornal Maio.
O Município de Espinho liquidou a dívida acumulada no valor de 328.735,88 euros à PSP proveniente das coimas de trânsito cobradas no concelho entre 2021 e 2025. De acordo com o Decreto-Lei n.º 107/2018, de 29 de novembro o produto das coimas aplicadas por contraordenação rodoviária em situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo, quando resultantes da fiscalização pelas forças de segurança, deve ser repartido em 30% para a entidade fiscalizadora (PSP) e 70% para o Município. Fonte.
"Não precisamos de greves gerais", dizia o presidente do Chega há um mês. Esta quinta-feira [15 dezembro 2025], em entrevista à Antena 1, o candidato presidencial considera que o Governo "foi casmurro", "desrespeitou quem trabalha" e acusa Montenegro de optar por uma "linha liberal". Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário