sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Abrantes: câmara desconhece ponto da situação das obras de reparação do aterro sanitário de Concavada

Foto: Roly Pitts
  • A Lena Ambiente foi notificada pela CCDR (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional) de Lisboa e Vale do Tejo. Em causa está a falta de monitorização ou manutenção de uma célula de Resíduos Industriais Banais no Aterro Sanitário Intermunicipal de Abrantes, em Concavada, que pode provocar fugas de água lixiviada, contaminando linhas de água, numa área onde está situado um dos maiores reservatórios de água da Europa. O alerta fora dado em 2016 pelo BE local, que, há dias, voltou a questionar o executivo camarário acerca do andamento dos trabalhos de reparação do equipamento. A câmara de Abrantes disse ignorar o ponto da situação. MedioTejo.
  • O projeto de uma nova central nuclear Wylfa, Anglesey, País de Gales, recebeu luz verde. A japonesa Hitachi já terá investido 2 biliões de libras no projeto e diz precisar de apoio financeiro até meados de 2018. The Guardian.
  • A frota tailandesa de longa distância pesca sete vezes mais na zona do Indo-Pacífico do que declara à Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, revela um estudo da Sea Around Us. O cartão amarelo mostrado pela EU à Tailândia, fez com que este país se gerisse mais autonomamente, prestando menos declarações, o que levou à situação em que as capturas domésticas não são devidamente relatadas.  JEMar.
  • Uma das aves mais ameaçadas do mundo poderá estar em risco devido aos planos de desenvolvimento previstos para uma extensa zona húmida de Jiangsu, a norte de Xangai, revela a Greenpeace East Asia. Aquela zona húmida é o ponto mais importante do mundo para a nidificação de duas espécies de aves ameadas. Unearthed.

Sem comentários: