quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Açores: central geotérmica inaugurada na Terceira

Imagem captada aqui.
  • A central geotérmica Pico Alto 4 MWe foi inaugurada na Ilha Terceira, Açores. Projetada e construída pela italiana EXERGY e pela portuguesa CME para a açoriana EDA Renováveis, fornecerá até 10% das necessidades energéticas da ilha. Custou 9,18 milhões de euros, cofinanciados em 3,7 milhões de euros, pelo fundo European Economic Area Grants, através dos países doadores Islândia, Lichtenstein e Noruega.
  • A cidade de Chicago está a processar a US Steel sequência de uma derrame de cerca de 60 quilos de crómio num afluente do Lago Michigan devido a avaria do sistema de tratamento de águas residuais. Foi a segunda vez que este tipo de acidente aconteceu nos últimos seis meses. WGN9.
  • Na Venezuela, apenas 1 de 5 glaciares resta. E mesmo este poderá desaparecer dentro de 10 ou 20 anos. Se não forem tomadas medidas sérias contra as alterações climáticas, outros glaciares terão o mesmo destino. Os Pirenéus, em Espanha, perderam quase 90% do seu gelo glaciar ao longo do século passado (um quarto desapareceu entre 2002 e 2008), e o resto deverá desaparecer nas próximas décadas. A Indonésia, o único país da Ásia tropical com glaciares, provavelmente perdê-las-á até o final da década. Glacier Hub.
  • Dessalinização de água: o processo que pode ser a solução para escassez de água em 2025, titula o Pensamento Verde. E a água da chuva não serve para nada? O pode ser armazenada e reutilizada?
  • Em meio urbano, as árvores estão a crescer e a morrer a um ritmo mais rápido do que as suas congéneres rurais, conclui um estudo da Universidade Técnica de Munique. MNN.

Sem comentários: