quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Maçarico: cinco dias da Islândia à Guiné sem parar

Imagem captada aqui.
  • O maçarico faz 6.000 Km sobre o oceano sem consumir qualquer alimento e sem beber água. Trata-se de uma «ponte muito estreita a que chamamos quase uma autoestrada entre o Ártico e as zonas tropicais, nos Bijagós», arquipélago da Guiné-Bissau, pormenoriza José Alves, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. O Maçarico, também conhecido em Portugal como Maçarico Galego (Numenius phaeopus) reproduz-se na Islândia, onde passa três meses por ano e faz depois o voo direto para as ilhas Bijagós, na Guiné-Bissau, onde passa sete a oito meses - quando na Europa é inverno. DN.
  • Paris proibiu a circulação dos veículos com matrícula impar na terça-feira e, na quarta-feira, os veículos com matrícula par. Por causa dos elevados índices de poluição do ar. The Guardian.
  • Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu tudo fazer para facilitar o avanço do famigerado oleoduto Keystone XL. A sua intenção poderá, no entanto, não ser fácil de concretizar porque tem muitos conflitos de interesses. Só na TransCanada Pipelines Ltd, a dona daquele oleoduto, ele tem 250 mil dólares em ações. Mais: ele tem interesses, por exemplo, nas seguintes petrolíferas: TransCanada Pipelines Ltd., Halliburton Company, Anadarko Petroleum Corporation, Kinder Morgan Inc., Chevron Corporation, Devon Energy Corporation, ExxonMobil, Occidental Petroleum Corporation, and TransOcean Ltd. EnviroNews.
  • Um oleoduto da Belle Fourche Pipeline Co., do grupo True Companies of Wyoming, foi encerrado na sequência de um derrame de combustível a 16 milhas de Belfield, tendo contaminado a  Ash Coulee Creek, no estado do Dakota do Norte. Inforum.

Sem comentários: