domingo, 19 de junho de 2016

Amostras de água do mar recolhidas em 20 pontos da costa

Imagem retirada daqui.

  • Era este, há dias, o aspeto do rio Almonte e parte do Tejo na zona de Valuengo en Jerez de los Caballeros. O fenómeno começou no princípio de maio, com a subida das temperaturas. O ministério da Agricultura espanhol não considera a situação preocupante. El Periodico Extramadura.
  • Várias instituições de investigação portuguesas voltam a recolher água do mar em 20 pontos da costa, juntando-se a um projeto mundial, - o Ocean Sampling Day -, que analisa as amostras para fazer o retrato do estado dos oceanos e dos seus habitantes. As amostras são enviadas para a sede do projeto, em Bremen, na Alemanha, e analisadas através de tecnologias modernas que permitem listar os seus componentes - de bactérias a vírus, microorganismos ou restos de peixes - e fazer a sequenciação dos genes. DO.
  • Um projeto florestal no Egito está a usar efluente de esgoto para cultivar plantações de árvores no deserto, evitando a desertificação. O método tem sido tão eficaz que tem atraído o interesse de empresas florestais alemães. DW.
  • O Bank of America, o JP Morgan Chase e o Wells Fargo são alguns dos 158 bancos, seguradoras e gestoras de pensões que, segundo a holandesa PAX, subsidiaram o fabrico de bombas de fragmentação. Os EUA, o Reino Unido, o Canadá, a França, a Alemanha, a Suiça são alguns dos países envolvidos no fabrico dessas bombas proibidas desde 2008. Common Dreams.
  • O Forest Swervice norte-americano foi processado por não proteger lobos cinzentos e outras espécies ameaçadas. Alternet.
  • Um derrame de petróleo ocorreu numa extensão de 5 Km no noroeste de Alberta, Canadá, numa zona de proteção ao urso-cinzento. O consórcio responsável da ConocoPhillips e da Paramount Resources deslocou 150 técnicos para debelar o problema. MG.

Sem comentários: