domingo, 14 de fevereiro de 2016

Duas ETARs encerradas e 16 pessoas interrogadas

Couto de Esteves 12fev2016. Imagem capturada aqui.
  • Os habitantes de Fairbourne, Gwynedd, no País de Gales, processaram o governo por este ter sido alarmista nas previsões acerca da subida do nível das águas do mar, o que provocou a desvalorização das usas propriedades. The Telegraph.
  • Duas ETARs foram encerradas e 16 pessoas, incluindo os presidentes das câmaras de Praiano e Amalfi, no sul de Itália, estão a ser interrogados por suspeitas de responsabilidade na contaminação de água do mar por esgotos não tratados. A situação não é única: Giorgio Zampetti, da Legambiente, refere que, em Itália, de 60 em 60 Km de costa, há um caso de água do mar poluída. 
  • O grupo dos irmãos Kohr estão por trás das enormes pressões e boicotes contra todo e qualquer tipo de iniciativas de investimento em energia solar em alguns estados dos EUA. Estados com elevado potencial energético solar como o Arizona, o Nevada e a Florida, não conseguem fazer avançar os seus projetos. A Florida proibiu a partilha de energia solar na rede pública. Tudo porque a administração deste estado tem estado nas mãos de jovens legisladores a tempo parcial, mal pagos, que, sujeitos a muita pressão, acabam reféns do lóbi dos combustíveis fósseis, que, pelos favores prestados, financiam não só uma ou outra mansão mas também patrocinam as suas campanhas eleitorais. No Arizona, não só conseguiram congelar os projetos de energia solar como fizeram impor aumentos na energia solar e que representaram mais 50 dólares mensais. O mesmo estão a tentar fazer no Nevada. Rolling Stone.

Imagem: dente-de-leão.

Sem comentários: