domingo, 11 de outubro de 2015

Bósnia e Herzegovina abandona projetos de barragens

Lagoa dos Espraiados, Vila Franca do Campo, S. Miguel-Açores. Foto de Pedro Silva 11jul2015.
  • Os projetos de construção de duas barragens no norte da Bósnia e Herzegovina foram abandonados. O rio Vrbas pode, após uma década de lutas e protestos, fluir livremente.
  • O ministério do Ambiente dos EUA não cumpriu as suas próprias leis para garantir a segurança química e aprovou ilegalmente o Sulfoxaflor, um neonicotinoide, um poderoso inseticida sistémico produzido pela Dow AgroSciences e responsável pelo extermínio de abelhas. PRI.
  • Há 5 anos que uma lixeira arde em Bridgeton, St. Louis County, no Missouri. Neste momento há perigo do fogo atingir resíduos radioativos despejados na lixeira ao lado, em West Lake. Activist Post. Esta empresa tem um «brilhante» currículo de processos e de multas por incumprimento de legislação laboral e ambiental. Por exemplo, em 2008 foi multada em 46 milhões por despedimento indevido de um diretor, em 2010, foi multada em 3 milhões por despedimento ilegal de trabalhadores, em 2014 teve que indemnizar vizinhos em 6,8 milhões por causa dos maus cheiros que produzia, e recentemente foi obrigada a devolver 6,5 milhões a 450 camionistas após lhes ter retirado o subsídio de saúde a que tinham direito.

Sem comentários: