domingo, 19 de julho de 2015

Bico calado - Para além da Grécia, o mundo está cheio de crises de dívida

  • Países em elevado risco de crise de dívida externa: Butão, Cabo Verde, Dominica, Etiópia, Gana, Laos, MauritÂnia, Mongólia, Moçambique, Samoa, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia e Uganda. Países atualmente com crise de dívida: Arménia, Belize, Costa Rica, Croácia, Chipre, República Dominicana, El Salvador, Gâmbia, Grécia, Grenada, Irlanda, Jamaica, Líbano, Macedónia, Ilhas Marshall, Montenegro, Portugal, Espanha, Sri lanka, St Vincent e as Grenadines, Tunísia, Ucrânia, Sudão e Zimbabwe. The Guardian.
  • A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher fez um acordo secreto com o rei Fahd da Arábia Saudita para o fornecimento de aviões Tornado e Hawk, no valor de 43 biliões de libras. Investigações por alegados atos de corrupção, nomeadamente subornos da empresa BAE para segurar o contrato, confirmaram isso mesmo. O escândalo tomou tamanhas proporções,tendo o governo de Balir suspendido as investigações por pressão de empresas de armamento. O próprio filho de Margaret Thatcher, Mark Thatcher, terá recebido 12 milhões de librasde suborno no Âmbito deste negócio. RT.
  • As autoridades financeiras britânicas e norte-americanas lançaram um inquérito para apurar se o Deutsche Bank está´envolvido em operações de lavagem de dinheiro russo. A medida vem na sequência de diligências das próprias autoridades russas e da multa de 2,5 biliões de dólares aplicada ao Deutsche Bank, em abril passado, por manipulação de taxas da Libor no valor de triliões de dólares. RT.

Sem comentários: