quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quercus e BE contra incineradora na Terceira


Lagoa Rasa, S. Miguel. Foto: Pedro Silva, 14abr2014.
  • O Estela Golf Club, interpôs uma providência cautelar contra a Agência Portuguesa do Ambiente, exigindo autorização para fazer um enrocamento que impeça o avanço do mar e a destruição do seu campo de golfe na Póvoa de Varzim. A APA contesta sublinhando que a obra pode ter impactos negativos e irreversíveis na linha de costa e que, por isso, será necessário um estudo de incidências ambientais no troço da costa limítrofe e de análise custo-benefício do respetivo projecto. É curioso ver um clube de golfe, que consome água em quantidades inimagináveis e injeta químicos intensiva e extensivamente alegue que um enrocamento vai defender um cordão dunar e campos de masseira, um património vinícola do século 18. 
  • Os cocktails de pesticidas usados na agricultura estão a provocar efeitos nefastos nos organismos que regeneram o ecossistema terrestre e, por isso, a porem em causa a saúde dos solos nacionais, alerta uma investigação de Susana Loureiro, do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.
  • BE e Quercus estão contra uma incineradora na Terceira. A Quercus já apresentou queixa a Bruxelas porque deveria haver um pré-tratamento dos resíduos. Bruxelas não deveria financiar um projeto destes porque ele não cumpre as metas de reciclagem. Para além disso, está-se a colocar o negócio das PPP à frente da saúde dos cidadãos.
  • Produtoras de transgénicos como a Monsanto, a DuPont Pioneer e a Syngenta “investiram” cerca de 400 mil dólares no combate à legislação que poderá proibir o cultivo de transgénicos em Jackson County, no Oregon.
  • Mineiros que extrairam urânio da mina Rössing, da Rio Tinto, na Namíbia, para ser vendido às forças armadas do Reino Unido e dos EUA estão a morrer após sofrerem de doenças pulmonares, entre outras ainda não identificadas.

Sem comentários: